INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

APARTAMENTO DA KELLY E DO MAURICIO

“Obra sem susto e sem atraso. Iniciamos as conversas com a Iná um mês antes do início da obra, tínhamos algumas ideias sobre o que queríamos, mas foi só com o projeto da Iná que tudo tomou forma, sempre com especial atenção e escuta dos arquitetos para as nossas necessidades! Fechamos orçamento e prazos, empacotamos os móveis e saímos de casa, com a previsão do orçamento e tempo para a conclusão. Ouvimos de todos os amigos que orçamento e prazo nunca são cumpridos. Dois dias antes da previsão de término o apartamento do nossos sonhos estava pronto, e com os gastos esperados! Só temos a agradecer a equipe da Iná, ao Marcos particularmente e aos excelentes profissionais que eles nos indicaram!”

Kelly e Maurício

Apartamento da Kelly e do Maurício

Durante anos, os professores Kelly e Maurício sonharam em reformar o apartamento antigo de 70m² que mora com a filha Sofia em Pinheiros (São Paulo). Quando recebiam os amigos, queriam cozinhar e conversar simultaneamente, mas como a cozinha não era integrada à sala; olhavam para o chão e viam tacos velhos e desgastados, ali desde que haviam se mudado, e sonhavam com um piso mais bonito; sem contar que, como queriam mais um filho, precisavam transformar o quarto de empregada em um ambiente maior.

No caso de Maurício, o incômodo era pior ainda. Além de dar aulas e se dedicar à pesquisa de Doutorado, ele amava cozinhar. Mais do que isso: Maurício amava cozinhar para amigos quando recebia em sua casa. Aliás, ele é daqueles cozinheiros que consegue dar conta de quatro bocas do fogão acesas e de ainda manter uma boa conversa rolando. Entretanto, quando cozinhava para os amigos, acabava ficando isolado já que a cozinha não era integrada à sala. Os convidados, vendo o amigo sozinho na cozinha preparando a comida, acabavam insistindo em pedir uma pizza para o anfitrião não ter trabalho. Se cozinhava, Maurício não conseguia conversar; se não cozinhava, ficava chateado por não ter feito uma das atividades que mais ama. 

O casal sonhava em reformar o apartamento antigo. Mas era assombrado pelo pesadelo que tira o sono de muitos brasileiros: uma reforma que ultrapassa o orçamento previsto e atrasa. Com medo, foram adiando o sonho do apartamento dos sonhos.

Mas tentaram contornar os desafios como puderam. Sozinho, Maurício projetou uma nova estante para acomodar os livros do casal. Achou que poderia continuar as pequenas reformas e pintou uma parede da cozinha de vermelho para renovar o espaço. Percebeu que fez besteira. Entendeu que precisava, de uma vez por todas, investir em uma reforma que oferecesse uma cozinha integrada e mais bem-estar à família.

 

A Busca pelo Projeto Perfeito

Encontrar um arquiteto não foi fácil: precisavam de profissionais criativos, de bom gosto e que não estourassem o orçamento disponível. Em sua jornada em busca de um arquiteto, os professores se depararam com escritórios que não tinham a linguagem que eles admiravam e muitas vezes entregavam projetos que pareciam um decorado de um lançamento imobiliário, sem personalidade; então, foram falar diretamente com um pedreiro e entenderam que, sozinho, aquele profissional não iria dar conta da reforma, já que não tinha todas as referências estéticas e técnicas exigidas para uma boa reforma.

Quando estavam desanimados, encontraram nós do INÁ Arquitetura através de uma pesquisa no Google e ficaram interessados em nosso portfólio cheio de criatividade. Começava aí uma parceria de sucesso que resultaria na casa dos sonhos.

Desde a primeira conversa, a conexão do INÁ com o casal Maurício e Kelly foi imediata e tentamos entender qual a realidade em que viviam, como era o apartamento com que sempre sonharam, quais desafios precisavam enfrentar e o quanto podiam investir. Fomos desenhando um projeto e criando o lar dos sonhos com eles, ouvindo. Também demos uma atenção especial ao orçamento. Como fazemos em todos os projetos, criamos um planejamento orçamentário determinando tudo o que iríamos gastar. Fizemos também um cronograma de obra completo.

Um mês depois do início das conversas e dos desenhos do projeto, Maurício e Kelly empacotaram todos os móveis, deixaram o apartamento antigo e foram morar na casa da mãe de Kelly, com nossa garantia de que voltariam dentro do prazo previsto. Após muito trabalho durante a reforma, a obra, que estava prevista para durar dois meses e meio, foi entregue dois dias antes, surpreendendo a família e fazendo com que ela não tivesse que continuar morando na casa de parentes por mais tempo. A obra ainda foi entregue dentro das possibilidades financeiras do casal, que não se endividou, nem ficou pagamento a reforma por anos após pegar a chave do apê.

 

A Concretização de um Sonho

Quando Kelly, Maurício e filha retornaram ao local, se depararam com o lar que sempre sonharam. O apartamento virou um grande orgulho para os moradores. A cozinha estava integrada à sala, o que permitia que eles recebessem amigos e pudessem conversar mesmo estando em diferentes cômodos. A cozinha ganhou novos mobiliários para acomodar os utensílios domésticos. 

Os novos tacos mudaram completamente a atmosfera do ambiente, dando a impressão de que a casa era mais nova, mais aconchegante e com mais personalidade, além de mais bem cuidada. Um novo banheiro foi criado e, juntamente com um novo quarto, possibilitou que a família crescesse e recebesse um novo morador. O sonho havia se materializado! 

Em poucos meses, tudo aquilo que os incomodava virou o apartamento dos sonhos graças à confiança do casal em nós, do INÁ Arquitetura, e ao nosso trabalho e criatividade, bem como ao comprometimento de todos os nossos parceiros. Ao final, entregamos um lar que nos enche de orgulho, repleto de bem-estar, sofisticação e personalidade.