Qual a diferença entre imobiliárias boutiques e imobiliárias normais?

As imobiliárias boutiques despontaram na década passada e transformaram o mercado! Graças a ela, apartamentos fora do comum são encontrados com mais facilidade. Saiba mais!

As imobiliárias boutiques despontaram na década passada e transformaram o mercado! Graças a elas, apartamentos fora do comum são encontrados com mais facilidade. Saiba mais!

Buscar um apartamento que tenha a sua cara logo no primeiro encontro é uma tarefa difícil. Afinal, muitos imóveis já vêm padronizados com estruturas que são exatamente iguais a de outros; ou, se optou por comprar um apartamento antigo, a reforma do morador anterior pode não fazer o seu estilo.

No entanto, existem moradores que buscam por características diferentes na hora de encontrar a nova casa. Segundo José Eduardo Cazarin, ex-publicitário e criador do Imobiliária Boutique AxPe, o mercado imobiliário tende a ser muito generalista, ou seja, segue uma lógica de que qualquer apartamento serve para qualquer pessoa. “Os corretores e as empresas não conseguiam enxergar que existem os produtos certos para um determinado tipo de público”, diz.

O que são imobiliárias boutiques?

Existem algumas diferenças que definem o conceito englobado pelas imobiliárias boutiques. Mas a principal delas é o modelo de atendimento e a variedade presente no “cardápio”, que funciona como uma verdadeira vitrine. Esse nicho do mercado entende que existem pessoas com um olhar diferenciado em relação à busca de apartamentos, que tem menos a ver com localização ou tamanho, mas mais com a bagagem, tanto estética como histórica, que aquele imóvel carrega.

“É um público diferente”, diz Cazarin. “A AxPe existe há 16 anos, foi a primeira nesse segmento, e desde o início nos voltamos para pessoas com olhar estético apurado e específico”. Ele acrescenta, ainda, que esta definição não busca separar o que seria um “apartamento de gente rica”, mas sim pessoas com uma bagagem cultural muito ampla que buscam por pontos como, por exemplo, edifícios ou interiores de design assinado, apartamentos mobiliados ou com um detalhe que o torne singular, como uma varandinha ou uma vista. “O cliente precisa entrar e falar ‘eu adorei isso aqui’”.

Para Monique Donata, da Imobiliária Casas Bacanas, o termo “boutique” remete a um atendimento customizado, personalizado e focado nas necessidades individuais de cada cliente. Lá, o acompanhamento acontece do início ao fim da compra, diferente do que acontece em muitas imobiliárias que só fazem a venda e pronto. Anya Coelho e Ana Lucia, ambas do time composto apenas por corretoras mulheres da Zac Imóveis, concordam nesse ponto. Para elas, um profissional de imobiliária boutique terá muito mais cuidado ao oferecer o produto certo ao cliente. “Respeitamos as necessidades e o timing na tomada de decisão, isso sem contar a certeza da estética e a transparência no atendimento”, dizem.

As imobiliárias que transformaram o significado de ser corretor

Além de dar novo sentido à maneira de buscar imóveis, o surgimento das imobiliárias boutiques também transformou os atributos que um corretor de imóveis deveria ter. Seguindo o conceito desse nicho, o corretor faz mais que um papel de corretor, mas o de mediador entre o cliente e a casa onde ele sempre sonhou morar.

Na AxPe, esses profissionais precisam sempre atender ao repertório do cliente. “Ele vê os mesmos filmes, lê os mesmos livros, viaja para os mesmo lugares…”, explica, e ainda acrescenta que existem treinamentos especializados para entrar ainda mais no universo do cliente.

Na Casas Bacanas, que um atendimento intimista e voltado totalmente para o cliente é a melhor maneira de cada corretor imergir no cliente e, assim, entender exatamente o que ele procura. O trabalho é baseado em muita conversa e pontos como entender o porquê da mudança e qual a estética que mais agrada em cada um, são um diferencial muito grande. Na hora de contratar corretores, a bagagem cultural conta muito. “Não dá para trabalhar com imóveis que tenham diferencial e não saber quem é Rino Levi ou o que é uma Mole, né?”, diz Monique.

Por outro lado, a equipe 100% feminina da Zac é especialista em bairros. Quem vai até lá em busca de um apartamento em Pinheiros é atendido por uma corretora que sabe todos os pontos-chaves da região, desde bons condomínios e ruas até onde estão os pontos de lazer, as escolas e o metrô. “Além disso, estimulamos um ambiente de colaboração, não de competição. Temos profissionais de diversos perfis de idade e buscamos superar as dificuldades da mulher no mercado de trabalho”, explicam Anya e Ana Lucia. “Assim, conseguimos extrair o melhor da maturidade feminina!”

Os apartamentos são expostos como obras de arte

Com todas essas definições, é preciso ainda pensar na melhor maneira de expor o produto e fazer os olhos do cliente (e do futuro cliente também) brilharem. A filtragem dos imóveis, com base na estética especializada de cada imobiliária boutique, deu ao catálogo um tom de curadoria. Apurar cuidadosamente quais apartamentos devem entrar e devem sair se tornou uma parte primordial para fazer a engrenagem funcionar e dar sentido à proposta.

A Casas Bacanas divide a carteira entre vitrine e estoque. O que não tem diferencial fica guardado e só é oferecido quando faz totalmente o perfil do cliente. Para as redes sociais, só vão, realmente, as casas bacanas.

Aqui nesse ramo, só tem vez a casa que conta uma história. Assim, são abertas novas portas para que, cada vez mais, as pessoas possam querer viver intensamente a experiência de ter um espaço encantador e personalizado. Entre áreas que destacam projetos de arquitetos renomados, boa localização ou boa acessibilidade, é preciso refletir na casa o valor de morar bem. “A venda de um imóvel pode ser bastante racional, mas trazemos uma pitada de sonho para este assunto”, finalizam Anya e Ana Lucia.


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