INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

DICAS PARA QUEM ESTÁ PENSANDO EM COMPRAR UM APARTAMENTO QUE PRECISA DE REFORMA

Entenda se comprar um apartamento que necessita de reforma é o ideal para você e como se planejar para embarcar nessa jornada.

O que você precisa saber antes de comprar um apartamento que precisa reformar

Como um apartamento novo e na planta pode custar bem caro, uma alternativa para investir em um imóvel é comprar um mais antigo e reformar. Muitas vezes, um apê velhinho após uma boa reforma terá tanta qualidade nas instalações quanto um novo, além do charme que só as construções antigas têm. A questão é que quem for investir nesse tipo de imóvel precisa saber de alguns detalhes para não se prejudicar. Neste artigo, selecionamos sete pontos essenciais para você que está considerando comprar um apartamento que precisa de reforma.

 

Dica 1: Preço mais baixo significa maltratado e precisando de reforma

Se você for comprar um apartamento antigo com um valor bem abaixo do mercado, não se engane: ele provavelmente precisa de reforma. É bem provável que parte do que você economize na compra tenha que ser investida em uma reforma.
O lado bom é que, muitas vezes, o valor da compra de um imóvel velho somado ao da obra é inferior ao custo de um apartamento novo e na planta. Isso significa que você economizará dinheiro se investir na reforma de um apê antigo, além de receber um espaço que tem características mais pessoais, com o jeito daquele lugar onde você sempre sonhou morar, ao invés de um aspecto genérico e padrão de construtora.
Mas cuidado para não se sabotar e investir em um apartamento antigo que precisa de reforma e ficar morando em um lar sem uma estrutura adequada e sem aconchego.

 

 

Dica 2: Pesquise o valor de uma reforma de apartamento em fontes confiáveis

Cuidado com a fonte de informações sobre quanto custa reformar um apartamento. Muitos sites falam de valores que não condizem com o local onde você mora. E muita gente que já reformou não fala o custo certo (muitas vezes, nem é por maldade, mas porque não contabilizou realmente tudo o que gastou). Então, atenção a quanto custa reformar. Também não se deixe levar pelo papo de corretor que, muitas vezes, busca minimizar o valor da obra.
Em São Paulo, por exemplo, o metro quadrado de uma reforma de apartamento completa custa, em média, a partir de R$ 2.500,00 (o valor é uma média do quanto se gasta em cômodos mais caros, como cozinha e banheiro, e dos mais baratos, sala e quarto). Você pode ler mais sobre este assunto nesse artigo.

 

Dica 3: Planeje-se para o tempo de reforma antes de entrar, a reforma da apartamento não acontece de uma hora para outra

Não tenha pressa. Em pouco tempo, você irá pegar a chave e morar onde sempre quis. Mas é preciso aguardar o período do desenho do projeto e da execução da obra. Saiba aguardar esse intervalo e planeje-se.
Planejar significa que você precisa de um lugar para viver enquanto não pega as chaves. Se a reforma demorar três ou mais meses, durante esse período você terá que pagar um aluguel e dois condomínios (o do seu apartamento em reforma e o do seu apê provisório). Conte com esse gasto extra antes de começar a reformar.
Planejar também significa buscar um arquiteto no momento certo para entrar rapidamente em sua casa. Cerca de dois meses antes de receber a chave, comece a visitar escritórios de arquitetura que combinam com seu estilo. Após conhecer alguns profissionais, tente fechar o negócio aproximadamente um mês antes de receber a chave. Durante esse um mês que antecede a entrega, os arquitetos farão o projeto da reforma e irão compor todos os desenhos de como ficará sem novo apê, além de criar cronogramas de trabalho. Como eles iniciaram os trabalhos antes, assim que você receber as chaves, eles podem dar início às reformas e você não deixará o espaço vazio e de portas fechadas por nenhum dia.

 

Dica 4: Prepara-se para os próximos meses

Esteja preparado para o período que durar a reforma. Saiba que você precisará de um tempo para visitar seu arquiteto e aprovar o projeto, contar do que gosta e do que não gosta. Também esteja preparado para visitar lojas (muitas vezes acompanhado de profissionais) para eleger as peças e materiais que serão usados na obra, como louças, metais revestimentos etc. Reserve este tempo em sua agenda e aproveite.

 

Dica 5: Se acalme: Você não está sozinho na jornada da reforma

Quando você faz uma reforma, é normal que paredes tenham que ser derrubadas, que um pó e sujeira se levantem e até imprevistos aconteçam. Mas você não está sozinho.
Por exemplo, os profissionais gerenciam a obra de perto, solucionando todos os problemas que acontecerem e fazendo da reforma um período prazeroso e que marcará a edificação do espaço onde você sempre sonhou morar. Também irão respeitar um cronograma para você pegar a chave o mais rápido possível, te indicar bons prestadores de serviço para cada uma das etapas e avaliar o custo-benefício de cada material que será usado na reforma – além de acompanhá-lo em lojas de materiais de construção e decoração para escolher boas peças. Contratando um bom escritório de arquitetura, você nunca estará sozinho.

Dica 6: Não tenha medo da reformar – Contrate um arquiteto que ele cuidará de tudo

Se você fez a escolha correta no escritório de arquitetura, não tenha medo. Acredite que o seu apartamento está em boas mãos. Seu dinheiro será bem investido, os materiais terão qualidade e os profissionais envolvidos serão comprometidos e talentosos. Não tenha medo.

Veja dicas de como contratar um arquiteto neste artigo

E também não tenha medo de obra. Se os profissionais disserem que precisam quebrar as paredes para avaliar a parte elétrica e hidráulica, acredite neles. Aliás, é sempre bom fazer uma inspeção nessas partes para evitar problemas em um prazo recente. Se elas forem trocadas a tempo, você irá evitar dores de cabeça em um período de aproximadamente 20 anos.

 

Dica 7: Divirta-se! Aproveita que não é todo dia que se faz uma reforma

Nossa dica derradeira é para você ser feliz enquanto reforma. Tente levar tudo com leveza e ver esse tempo como o momento em que o lar dos seus sonhos está sendo construído. Divirta-se em lojas de materiais de construções, no contato com o arquiteto, ao visitar a casa. Cada um dos profissionais pode te contar diversas curiosidades sobre uma reforma e muito do que você poderá viver ali será único. Um apartamento reformado é um espaço novo para você ser feliz. Tente desfrutar desse momento único de sua vida e curtir cada segundo.

 

LEIA MAIS:

Casa localizada no Jardins resgata arquitetura dos anos 1930

Casa localizada no Jardins resgata arquitetura dos anos 1930

O que passa pela sua cabeça ao imaginar a cidade de São Paulo? São as pessoas apressadas que correm pela Avenida Paulista? São as linhas de metrô que conectam as pontas da cidade? Tudo isso (e muito mais) está certo, mas quem está de fora relaciona a cidade com os...

ler mais
O que são imobiliárias boutiques?

O que são imobiliárias boutiques?

Buscar um apartamento que tenha a sua cara logo no primeiro encontro é uma tarefa difícil. Essa, aliás, foi uma das dicas que demos em nosso mais recente eBook sobre como encontrar apartamento, que você pode baixar clicando aqui. Afinal, muitos imóveis já vêm...

ler mais
Quanto custa reformar apartamento?

Quanto custa reformar apartamento?

Entenda os custos fixos e variáveis  Como você pode imaginar, não existe uma única reposta para quanto custa reformar apartamento. Além dos gastos fixos da obra, há os custos que variam conforme as escolhas dos clientes, do estilo adotado por ele e dos produtos...

ler mais