INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

COMO PLANEJAR UMA REFORMA DE APARTAMENTO?

Aprenda como se planejar para finalmente morar onde sempre sonhou.

Como se planejar para uma reforma

Entra ano e sai ano e você permanece imaginando morar no imóvel dos seus sonhos mas não sabe por onde começar a reforma do apartamento? Você quer ter uma sala para relaxar? Um quarto onde possa descansar após um dia do trabalho? Uma cozinha perfeita para cozinhar e receber amigos? Um apê que seja a sua cara? Se você tem esses sonhos, mas quando olha para o lado não sabe como planejar uma reforma de apartamento e se vê em uma casa sem personalidade, sem aconchego e que não te faz feliz, saiba que você pode mudar isso.

Aprenda agora as principais etapas de como planejar uma reforma de apartamento. Contratar um arquiteto, por exemplo, para reformar seu imóvel – seja o novo que você comprou na planta, o usado que você acabou de adquirir ou mesmo o apê onde você mora – é um dos primeiros passos para realizar seu sonho. Confira essa e outras dicas de como planejar uma reforma de apartamento nos próximos 12 meses.

 

Comece juntando referências e buscando indicações

Se você se pergunta por onde começar a reforma de um apartamento, fique atento. Antes de ir conversar com um arquiteto, comece a organizar uma série de referência da casa dos seus sonhos. Pode ser reunir fotos de revistas, de blogs ou de redes sociais. No INÁ Arquitetura, nós somos fãs do Pinterest, uma plataforma digital com muitas imagens bonitas com diferentes estilos para você se inspirar – nela, você também pode salvar suas imagens favoritas em pastas. Reunir esse material auxilia em como planejar uma reforma no seu apartamento e ajuda a explicar para o seu arquiteto qual é o lar dos seus sonhos.

 

O Pinterest é uma ótima plataforma para você reunir fotos de apê onde sempre quis morar. Use e abuse das ferramentas digitais na hora de organizar como planejar uma reforma de apartamento. Conheça o nosso perfil no Pinterest, Iná Arquitetura, onde salvamos várias referências por onde você pode começar as suas pesquisas.

Também comece a buscar arquitetos com os quais você se identifica (temos várias dicas sobre esse assunto em nosso outro artigo aqui). Um arquiteto é capaz de ajudar você nessa empreitada de como começar a reforma residencial. Ele irá te ouvir e dar forma aos seus desejos. Também investirá em uma casa que atenda às suas necessidades. Peça indicação de amigos que já reformaram com arquitetos e tiveram uma boa experiência. Use e abuse da internet: faça pesquisas no Google, no Instagram, no Facebook. A todos os nossos clientes, nós sugerimos que o morador converse com ao menos três escritórios para descobrir qual melhor combina com seu estilo e seu jeito de trabalhar. A variedade de conversas fará com que a pessoa tome a melhor decisão.

Contrate um arquiteto no momento certo

Uma das etapas de uma reforma de apartamento é contratar um arquiteto no momento certo. Sim, existe um timing para você fechar um contrato com um arquiteto. Esse momento é cerca de dois meses antes do dia que você pretende iniciar as obras.

Um arquiteto fará o projeto e te auxiliará em como planejar uma reforma de apartamento. É uma das fases mais importantes. Ouvirá quais são as suas referências, conversará com você para entender seu estilo de vida, buscará entender onde você sonha morar. Então começará a desenhar plantas do projeto, cada uma para uma etapa (marcenaria, hidráulica, elétrica, decoração etc.). Muitos arquitetos também farão modelos 3D para te ajudar a visualizar o projeto. Os 3D são importantes para você entender e visualizar melhor como seu apartamento ficará depois de reformado. Se depois disso tudo você ainda está com dúvidas sobre a contratação de um arquiteto, temos vários outros motivos nesse artigo.

 

 

Se planeje financeiramente para reformar

Em média, uma reforma completa custa a partir de R$ 2,5mil por m². Claro, esse valor varia conforme as suas escolhas e de acordo com o cômodo (reformar cozinha e banheiro é mais caro porque envolve mais etapas). Durante a reforma, você também terá alguns gastos com moradia. Se você pretende reformar o apê onde já mora, precisa saber que terá que deixá-lo durante o quebra-quebra. Se vai reformar um apê que acabou de comprar, tem que estar preparado para não se mudar para ele até que a obra termine.

Por isso, reserve um dinheiro para ficar em outro imóvel, para alugar um Airbnb ou até veja com algum parente se pode ficar temporariamente na casa dele. Mesmo sendo um custo provisório, é algo para você já colocar em pauta quando começar a pensar como planejar uma reforma em seu apartamento. E se quiser saber mais sobre custos, indicamos a leitura desse post aqui.

 

Prepare-se para uma reforma sem dor de cabeça

Contratando um escritório de arquitetura para reformar seu apartamento, ele irá resolver todos os imprevistos que possam acontecer. Se um cano quebrar, se um pedreiro ficar doente, se um material atrasar, eles resolverão tudo. Você não irá precisar sair do trabalho para solucionar imprevistos no apê. Fazendo a reforma com um escritório competente, você irá receber as chaves de um apartamento com bons materiais, móveis em harmonia e de acordo com sua personalidade.

Durante a reforma, o escritório deve oferecer todo o apoio para criar a casa dos seus sonhos. Na hora de escolher os móveis de decoração e os materiais que serão usados na casa, indicarão as lojas que mais combinam com você e te ajudará a eleger as melhores opções. Assim, você terá um suporte para passar longe de produtos ruins e que estragam em pouco tempo. Não se preocupe em não saber como planejar uma reforma de apartamento. Com o apoio de uma equipe, você estará seguro de estar fazendo as melhores opções para o seu lar.

 

Pegue as chaves e adentre onde sempre sonhou

Um dos melhores sentimentos que temos, como arquitetos, é entregar a chave e sentir a emoção do morador diante da beleza de seu novo lar. Seguimos todo nosso planejamento (de tempo e dinheiro) para entregar no prazo e no valor previsto inicialmente para no final, você poder morar onde sempre quis viver, em um apartamento gostoso de se morar, e mais do que isso, um lar que exala a sua personalidade e é adequado ao seu estilo de vida. Após todo o processo de como planejar uma reforma do seu apartamento e depois da reforma propriamente dita você terá a sala aconchegante e desejada para relaxar aos finais de semana, o quarto para, descansar após um dia intenso de trabalho, a cozinha para preparar receitas com os amigos, ou seja, um apê que seja a sua cara. Mais do que um apartamento, você terá um novo lugar para ser feliz.

LEIA MAIS:

O que são imobiliárias boutiques?

Buscar um apartamento que tenha a sua cara logo no primeiro encontro é uma tarefa difícil. Essa, aliás, foi uma das dicas que demos em nosso mais recente eBook sobre como encontrar apartamento, que você pode baixar clicando aqui. Afinal, muitos imóveis já vêm...

ler mais

Quanto custa reformar apartamento?

Entenda os custos fixos e variáveis  Como você pode imaginar, não existe uma única reposta para quanto custa reformar apartamento. Além dos gastos fixos da obra, há os custos que variam conforme as escolhas dos clientes, do estilo adotado por ele e dos produtos...

ler mais