INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

QUANTO CUSTA A REFORMA DE UM BANHEIRO

Descubra quanto gastar para ter o banheiro dos seus sonhos e entenda porque esse é um dos ambientes mais complexos da sua reforma!

As Peculiaridades na Hora de Reformar Seu Banheiro

O banheiro é um dos ambientes que os moradores mais desejam reformar. Um número enorme de pedidos chega a nós mensalmente para reformar este espaço. Talvez seja o que também gere mais dúvidas quanto ao preço, que é maior do que os demais cômodos, e às características. Para entender porque a reforma de um banheiro é diferente da dos outros ambientes da casa, é preciso entender as suas especificidades. O banheiro é aquele ambiente que denuncia quando foi a última reforma. Sim, como ele é uma área bastante usada da casa e sujeita à umidade, é também um ambiente que se desgasta e primeiro pode passar um aspecto de velho. Daí, ser uma área que faz com que muitos moradores priorizem no momento da reforma. Só que a reforma de um banheiro tem algumas características especiais, que a tornam mais cara do que a dos demais ambientes. Primeiramente, a variação do custo da obra de um banheiro é menor do que a de cômodos como a sala. Isso acontece porque não é possível economizar em escala. Não entendeu? Vamos clarear o que isso significa.

Quando você precisa reformar uma sala de 50m² e outra de 100m², por exemplo, irá ter uma boa porcentagem de economia do valor gasto, já que irá economizar metade da tinta e metade do revestimento do chão. Isso sem citar economias como a da iluminação, dentre outros itens. No caso do banheiro, quando o espaço diminui pela metade, a economia não é tão significativa. Tanto faz se você tiver um banheiro de 10m² ou de 20m², terá gastos com praticamente os mesmos materiais, como louças, metais, bancadas, box, chuveiro. Isso porque a diminuição do espaço não possibilita que você compre uma privada pela metade do preço ou um chuveiro a menos. O resultado é uma pequena economia em materiais como tinta, revestimento do chão, talvez no tamanho do mármore da bancada, no vidro do box, mas não muito mais do que isso… É importante reforçar que as especificidades da reforma de um banheiro não param por aí! Também há uma série de etapas que a encarecer em relação aos demais ambientes. Aliás, esse é o nosso próximo tópico.

Etapas da Reforma de um Banheiro

As etapas da reforma de um banheiro seguem uma lógica bem diferente da dos demais cômodos. Por falar nisso, se você tiver interesse em ler mais sobre custos de uma obra, pode acessar o nosso artigo Quanto custa reformar um apartamento completo?, no qual esclarecemos tudo o que você precisa saber sobre valores de obras. No caso do banheiro, a especificidade começa pelo fato de ser uma área bem minúscula, onde pouca gente pode ficar ao mesmo tempo. E, mais do que isso, sua reforma tem uma série de etapas e de diferentes profissionais envolvidos. Para começar, um pedreiro irá demolir a parede e tirar tudo o que é velho e não será mantido após a reforma. Após esse profissional concluir, entram em cenas os encanadores responsáveis pela parte hidráulica, que vão trocar os canos e evitar que você tenha uma infiltração. No INÁ Arquitetura, nós aconselhamos sempre trocar os encanamentos, afinal, já que a parede já está quebrada, vale a pena trocar os canos e garantir que, nos próximos 15 anos, eles não apresentem problemas – é melhor do que reformar e, após um breve período, uma infiltração destruir seu ambiente recém-reformado. Finalizado o encanamento, um pedreiro retorna e conclui a parte interna das paredes com o reboco e os tijolos.

Então, é preciso trabalhar no forro para evitar que o esgoto do andar superior apresente problemas, além de tornar o teto esteticamente atraente. Depois disso, um azulejista irá aplicar pisos e ladrilhos no ambiente; em seguida, o profissional responsável pelas louças e metais vai instalar a pia, bidê, chuveiro, torneira, toalheiro, cabide, misturador, registro etc. Aí, é a vez de um eletricista, o qual dará conta da parte elétrica e da iluminação. Um marmorista continua os trabalhos instalando os nichos de pedra e a bancada. Quando ele sai, um vidraceiro instala o box, bem como o espelho. Finalmente, um pintor aplica a tinta eleita por você, morador. Como você pode notar, são muitos os profissionais envolvidos nesse processo. São muitas etapas. Muitos profissionais é sinônimo de aumento de preço. Também deu para perceber que um trabalho depende da finalização do outro e, como o espaço é pequeno, não dá para duas dessas etapas serem realizadas simultaneamente. Quando você contrata um escritório de arquitetura, como o INÁ, nós fazemos um cronograma de trabalho. Nele, consta quando cada profissional irá realizar o seu trabalho. Isso é importante para que não existam atrasos nem tempos livres entre um e outro prestador de serviço, garantindo que a obra seja realizada no tempo previsto inicialmente.

LEIA MAIS :

Passo a passo de reforma completa

Etapa por Etapa de uma reforma completa de apartamento. Está pensando em reformar seu apartamento, mas não se convenceu de que vale a pena contratar um profissional de arquitetura? Além de desenhar um projeto que combina com o seu estilo e de selecionar os melhores...

ler mais

O que é e como funciona o decoração de interiores

  DECORAÇÃO PARA CASA E APARTAMENTO Quando executamos um projeto de interiores, criamos, ao seu lado, o apartamento dos seus sonhos. Buscamos em cada m², em cada móvel, objeto e detalhe, o que melhor traduz o que você sempre sonhou. Harmonizamos cores, equilibramos...

ler mais