INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

APARTAMENTO DA SANDRA E DO ANDRÉ

 

Apartamento da Sandra e do André

Quando o casal de servidores públicos Sandra e André comprou um imóvel na Superquadra Paulistana, prédio icônico do bairro de Perdizes (São Paulo), imaginou que já se mudaria para o apartamento dos sonhos. Em pouco tempo, o pensamento se mostrou ilusório. Sem muito dinheiro para investir, contratou um escritório de arquitetura sem planejamento na reforma e que não agradou. Não tendo como investir mais, precisou se contentar com o resultado. Nos 13 anos que se seguiram, os moradores olharam para cada um dos cômodos e imaginaram como eles seriam se a reforma tivesse ficado como nos sonhos. Sandra, apaixonada por granilite, vislumbrava a pedra aplicada na cozinha. Também sonhou em construir uma suíte para relaxar após um dia de trabalho, um lavabo, imaginou um piso mais bonito para o chão do imóvel. Por mais de uma década, sofreu com o pesadelo e uma reforma que não deu certo. Mas, enquanto isso, guardou dinheiro para, um dia, reformar o apartamento outra vez.

E esse dia chegou quando o casal viu uma reportagem no jornal O Estado de S. Paulo sobre o apartamento do Paulo, reformado pelo INÁ Arquitetura. Na matéria, um apartamento com linguagem jovem e contemporânea, com vigas aparentes, integração e muito cimento queimado. Foi identificação à primeira vista. O casal se apaixonou pela estética do trabalho do INÁ Arquitetura. Após buscar o nosso contato na internet, os servidores públicos vieram ao nosso escritório para uma reunião.

 

Tijolo por Tijolo na Tomada da Decisão

Embora tivesse se identificado com o nosso estilo e gostado do nosso portfólio e do nosso modo de trabalhar, Sandra e André ainda ficaram um pé atrás na hora de nos contratar. Normal, afinal, eles tiveram uma experiência negativa 13 anos antes. Não queriam investir toas as suas economias em um escritório que conheceram há pouco tempo. E nem sabiam se conseguiriam pagar pela reforma completa. Para contornar o problema, dividimos o projeto em partes. Fizemos inicialmente, um layout do novo apartamento, uma planilha dos custos da obra e um estudo de viabilidade. Como o casal se surpreendeu com nosso trabalho e viu que a proposta estava dentro do orçamento, nos contratou para fazer a etapa seguinte. E, parte a parte, surpresa após surpresa, fomos fazendo uma reforma completa no apartamento da Sandra e do André e criando o imóvel dos sonhos.

 

Criando o Apartamento dos Sonhos Sem Dor de Cabeça

Em todos os momentos, trabalhamos para a experiência do casal ser bastante diferente da que eles haviam tido anteriormente. Não apenas nos comprometemos (e investimentos bastante energia!) para criar o apartamento dos sonhos como trabalhamos para que, durante a obra, eles não tivessem dor de cabeça. Ajudamos os dois se mudarem temporariamente para um apartamento na vizinhança, juntamente com a filha. Sem contar que resolvemos todos os problemas da reforma, orientamos os dois na hora de tomar decisões e escolher os materiais e móveis para o novo apê e recebemos tudo, conforme foi chegando. Respeitamos à risca a planilha de custos e o cronograma para que a verba não estourasse. Fizemos da obra, um período descomplicado no qual o casal não teve dores de cabeça com o quebra-quebra.

E a surpresa aconteceu quando os dois pegaram a chave, exatamente no dia estipulado. O resultado apaixonou a dupla. Redefinimos a estrutura da cozinha para torná-la mais funcional e prática e colocamos o tão sonhado granilite nesse ambiente, como Sandra sempre sonhou; fizemos uma reforma no taco do chão da sala e tiramos um laminado que havia sido colocado sobre os tacos do quarto, mudança que fizemos e tornou o apartamento mais estiloso e personalizado; reformamos a área de serviço e criamos um lavabo e uma suíte para o casal relaxar após um dia intenso de trabalho, sonho que alimentou ao longo dos 13 anos em que guardou dinheiro.

Com muito diálogo, planejamento e atenção ao sonho de Sandra e André, reformamos todos os cômodos do apartamento. Provamos aos dois que, sim, é possível reformar o imóvel sem dor de cabeça. Também acabamos com a imagem negativa que eles alimentavam depois da reforma que havia dado errado anos antes. Com o INÁ, os dois passaram a acreditar que é possível ter o apartamento dos sonhos sem muita preocupação, com o valor que existe para investir e no prazo combinado. E, feito isso, curtir o novo espaço e ser feliz.