INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

5 VANTAGENS DE TER E REFORMAR UM APARTAMENTO ANTIGO

Vale a pena comprar um apartamento velho?

No momento de fechar a compra de um imóvel, muitos são os moradores que recorrem a profissionais de arquitetura para consultar se determinado apartamento é um bom negócio. Por aqui, são freqüentes os clientes que nos procuram em busca de dicas de quais as melhores opções do mercado e conselhos sobre quais os imóveis de que é preciso fugir. Uma de nossas considerações é que existem inúmeras vantagens de comprar e reformar apartamento antigo. Não sabe o porquê? Veja abaixo.

Apartamento antigo de Kelly e Maurício foi reformado por nós do INÁ Arquitetura. Em Pinheiros, com fácil acesso a transporte e serviços, o imóvel se tornou ainda mais vantajoso depois de ganhar uma decoração que expressa os sonhos dos moradores. Conheça mais sobre o apartamento antigo reformado antes e depois.

 

Vantagem 1: Boa localização

Muitos são os apartamentos antigos localizados em bairros tradicionais e já consolidados. Em São Paulo, prédios em bairros como Pinheiros, Jardins, Vila Madalena e Higienópolis oferecem ótimas opções de apartamentos para quem deseja ter um apartamento dos sonhos. São prédios construídos há décadas e bem diferentes dos lançamentos atuais, que possuem, por exemplo, plantas compactas e varanda gourmet.

Por estarem inseridos em regiões mais tradicionais, uma das vantagens de comprar e reformar apartamento antigo é que eles estão servidos de boa infraestrutura e serviços ao redor, como transporte público, escolas, mercados, farmácias, entre outros.

 

Vantagem 2: Imóvel com preço estabilizado

Quando você compra um apartamento novo, faz uma aposta: a de que ele irá se valorizar ao longo do tempo. No caso de um antigo, o investimento é mais certeiro. Isso porque o imóvel e os seus arredores são mais estáveis. O risco de você comprar apartamento antigo e, em seguida, ter uma vista da janela prejudicada por uma nova construção, por exemplo, é menor.

Você também corre menos risco de ter sua casa desvalorizada. As regiões onde esses imóveis estão inseridos são mais consolidadas e, portanto, comprar e reformar apartamento antigo é um investimento mais estável e com menos risco de desvalorizar o seu dinheiro a longo prazo.

 

Vantagem 3: Poder de negociação

Ao comprar um imóvel mais velho, você tem mais argumentos para negociar um desconto. É provável, por exemplo, que o imóvel não esteja em perfeitas condições para morar. Esse pode ser um argumento usado a seu favor para barganhar: “o preço deveria ser menor porque eu terei que contratar um arquiteto para reformar o apartamento antigo”. Se você for um bom negociante, conseguirá um desconto que cubra as despesas com a reforma/arquiteto e ainda deixe uma margem.

 

Vantagem 4: Evita pagar por uma decoração que não combina com você

Apartamentos em prédios novos geralmente vêm com uma decoração padrão ou ainda no caso de apartamentos semi-reformados que incluem, por exemplo, revestimentos, pisos, louças e outros materiais que são cobrados no valor total do imóvel. Só que, muitas vezes, esses itens não combinam com o seu gosto e você acaba pagando em dobro: ao comprar o apartamento novo e para reformá-lo.

Se você comprar e reformar apartamento antigo, não terá esse problema: poderá usar novamente o argumento da barganha e, caso a decoração não seja o seu estilo, pedir um desconto na hora da compra já que terá que reformar o imóvel.

 

Vantagem 5: Oportunidade de contratar um arquiteto

Profissionais de escritórios de arquitetura têm a capacidade de projetar o apartamento dos sonhos dos moradores, lugares aconchegantes, funcionais e onde todos se sintam bem. Ao comprar e reformar apartamento antigo, você pode negociar e investir esse dinheiro em um arquiteto, tendo assim a possibilidade de criar a casa que sempre quis, com ambientes integrados, móveis com as suas cores preferidas e revestimentos que traduzam os seus desejos.

É o caso da Kelly e do Maurício, que conversaram com a gente do INÁ por um mês e decidiram fechar o projeto: “Ouvimos de todos os amigos que orçamento e prazo nunca são cumpridos. Dois dias antes da previsão de término o apartamento dos nossos sonhos estava pronto, e com os gastos esperados”.

Com um profissional de arquitetura, reformar apartamento antigo não será um pesadelo e a obra será acompanhada por quem entende do assunto e saberá os melhores produtos e preços a se investir, levando a você as melhores opções do mercado.

 

O sonho dos donos deste lar em Pinheiros (São Paulo) era ampliar e reformar seu apartamento antigo. Nas nossas mãos, ambientes foram integrados, aumentando a área de circulação; armários, bancadas, áreas de serviço e lavabo foram reformados com uma linguagem que reflete melhor a personalidade dos moradores. Veja mais sobre esse projeto nesse link.

Com medo do quebra-quebra? Saiba como planejar uma reforma de apartamento e fique tranquilo!

 

Bônus: Um charme que só um imóvel antigo tem!

E, vale lembrar, que imóveis mais velhos possuem uma arquitetura característica, com pontos que já são menos frequentes nos lançamentos atuais, como vigas aparente, tijolinho aparente, taco de madeira, janelas grandes, dentre outros. Se você é fã disso, considere comprar e reformar um apartamento antigo.

Um arquiteto irá ouvir todas as suas aspirações e oferecer as melhores opções do mercado – em termos estéticos, de qualidade e financeiros – que reflitam o seu gosto. Ao final, você verá que vale a pena comprar apartamento antigo e poderá usufruir de um imóvel reformado, bem localizado e com a decoração dos seus sonhos.

LEIA MAIS:

O que são imobiliárias boutiques?

Buscar um apartamento que tenha a sua cara logo no primeiro encontro é uma tarefa difícil. Essa, aliás, foi uma das dicas que demos em nosso mais recente eBook sobre como encontrar apartamento, que você pode baixar clicando aqui. Afinal, muitos imóveis já vêm...

ler mais

Quanto custa reformar apartamento?

Entenda os custos fixos e variáveis  Como você pode imaginar, não existe uma única reposta para quanto custa reformar apartamento. Além dos gastos fixos da obra, há os custos que variam conforme as escolhas dos clientes, do estilo adotado por ele e dos produtos...

ler mais

Conheça mais sobre ladrilhos hidráulicos sem sair de casa

Duráveis, charmosos e versáteis. Os ladrilhos hidráulicos estão com tudo! Seja para revestir o chão ou as paredes, essas peças chamam atenção e tornam destaque qualquer cômodo em que estejam presentes. Mesmo de ares vintage que remetem à estética dos anos 1920,...

ler mais

Quanto custa reformar um banheiro

  A reforma de um banheiro O banheiro é um dos ambientes que os moradores mais desejam reformar. Um número enorme de pedidos chega a nós mensalmente para reformar este espaço. Talvez seja o que também gere mais dúvidas quanto ao preço, que é maior do que os...

ler mais