INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO VALORIZA SEU IMÓVEL E SEU BOLSO

Etapa por Etapa de uma reforma completa de apartamento.

Está pensando em reformar seu apartamento, mas não se convenceu de que vale a pena contratar um profissional de arquitetura? Além de desenhar um projeto que combina com o seu estilo e de selecionar os melhores produtos do mercado, um arquiteto irá acompanhar cada uma das etapas da obra, resolver eventuais imprevistos e fazer com que você não tenha nenhuma dor de cabeça durante o quebra-quebra. Ao final, você receberá as chaves do apartamento de onde sempre quis morar.

Para fazer uma reforma completa, é necessário enfrentar burocracia, quebra-quebra e ter muita organização. Mas um escritório de arquitetura pode tornar tudo mais fácil.

Como você verá abaixo, uma obra completa é composta fases complexas. Cada etapa deve ser realizada no momento certo e ter o acompanhamento adequado. Caso contrário, você corre o risco de gastar mais, demorar mais tempo para concluir a obra e até se deparar com um serviço mal feito. Abaixo, confira o passo a passo de uma reforma completa quando você busca o INÁ Arquitetura.

Pré-obra: Colocando seu sonho no papel.

A primeira etapa de um projeto de arquitetura é colocar as suas ideias no papel. Quando um cliente vem ao INÁ, buscamos entender como é o apartamento onde ele sempre quis morar, como é a sua rotina e quais são as suas dores e os seus sonhos. Descobrir isso é essencial para desenharmos um projeto que combine com o morador. Montamos um mapa visual com suas referências.
No INÁ, nós apresentamos desenhos em 3D para você compreender melhor o resultado final, ver como cada item vai ficar no apartamento entregue. É importante você perguntar ao profissional de arquitetura se ele faz isso, porque nem todo escritório oferece esse serviço.
Então, começamos a desenhar as plantas técnicas. São desenhos de cada um dos itens que integram um projeto de arquiteto. Por exemplo, fazemos desenhos da estrutura elétrica, hidráulica, da marcenaria etc. É importante que, para cada item da obra, exista uma planta técnica que sirva de guia para orientar os profissionais.

As plantas técnicas servem para orientar os profissionais envolvidos em cada uma das partes da reforma, durante o processo.

Pré-obra: Resolvendo questões burocráticas

Antes de começar uma reforma, é preciso resolver uma série de questões jurídicas. Quando você contrata um escritório como o INÁ, os profissionais resolvem tudo. Eles entram em contato com o setor responsável pela administração do prédio e resolvem toda a documentação, bem como solicitam a liberação da obra no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Então, os profissionais fazem o recolhimento da RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) segundo a norma 168020, tudo para regularizar a obra e fazer a reforma dentro da lei.

Além de respeitar as regras do prédio onde a reforma é feita, os arquitetos conseguem a documentação legal sem a qual uma reforma não pode ser realizada.

Uma semana antes do início da obra, é de bom tom visitar o apartamento e conversar com quem terá a rotina influenciada pela reforma. No caso, o arquiteto fará isso. Irá ao prédio conversar com o síndico, os porteiros e a vizinhança. Isso é essencial para manter um clima amistoso com as pessoas ao redor e para que todos tenham conhecimento da obra. Na ocasião, o profissional também pode arrumar o espaço para o início das obras.

H2: Durante a obra: obra por etapas.
A reforma é organizada por etapas de trabalho e não por cômodos. Isso significa que a ordem será pelas tarefas que serão realizadas em vários cômodos. No INÁ, nós apresentamos a você uma equipe de pedreiros e fornecedores. Você não irá correr o risco de contratar um pedreiro que atrase na hora da entrega ou que não faça um bom trabalho. Nós gerenciamos a reforma e você não terá preocupação.
A primeira etapa de uma obra é a de quebra-quebra, na qual será retirado tudo o que será descartado no novo apartamento, como piso velho, paredes de cômodos que serão integrados, louças antigas. Quebrado tudo, é o momento de retirar o entulho para que os profissionais das etapas seguintes comecem a trabalhar.
Um projeto é muito importante para planejar todas as etapas. Quando a obra é feita sem um projeto, não existe um planejamento para orientar a ordem de tudo o que será feito e o prazo. Os riscos de mudanças no meio do caminho são maiores e, claro, o risco de demorar mais tempo para a obra ser finalizada, também.

Para ter o apartamento dos sonhos, o primeiro passo é eliminar tudo o que está deixando o apartamento feio. O quebra-quebra é o passo inicial para construir o lar dos seus sonhos.

Então, é o momento de reformar as partes elétrica e hidráulica. Muitas vezes, os moradores têm uma ideia de que essas partes estão boas e de que não é preciso reformá-la. No INÁ, nós sugerimos que sempre haja uma avaliação para verificar como está o estado da fiação e dos encanamentos, afinal, como as paredes já estão quebradas, é muito melhor já deixar essa parte perfeita do que não mudar nada e correr o risco de, em poucos anos, ter um incêndio na parte elétrica ou uma infiltração, por exemplo.
Além disso, se a infra elétrica e hidráulica são reformadas, é provável que elas não voltem a dar problema entre 15 e 20 anos, ou seja, provavelmente você não terá nenhuma dor de cabeça enquanto morar neste apê. Ainda durante essa etapa, os arquitetos deixarão pronta a parte elétrica para a instalação de ar condicionado.
Após ajustar toda a parte não-visível do apartamento, é hora de cuidar do que é aparente. Começam as instalações. Os acabamentos e pedras serão trocados, bem como a vidraçaria e a marcenaria. Aliás, algumas etapas, embora só sejam instaladas agora, começam a ser produzidas bem antes, como a vidraçaria e a marcenaria, que são encomendadas semanas antes para que estejam prontas na data em que forem instaladas. Um profissional de arquitetura sabe o exato momento de contratar um vidraceiro e um marceneiro, o que fará com que essa data não atrase. Iniciam-se, então, as fases derradeiras. Colocação de louças e metais e instalação de luminárias.

Foto 5 – depois
Superadas todas essas etapas, o novo apartamento está quase pronto. Seus materiais são de boa qualidade e duráveis, combinando com o estilo do morador. Então, começa a parte da decoração de interiores.

Após todas essas etapas, o apartamento finalmente está reformado. Os arquitetos, então, limpam o apartamento para que ele seja entregue pronto para morar. Há um teste de toda a infra elétrica e hidráulica, para que tudo seja resolvido antes de o morador entrar no apê. No INÁ Arquitetura, nós fazemos as instalações necessárias, como de varais e eletrodomésticos; caso seja preciso receber algum móvel novo, nós também fazemos e instalamos, conferindo se tudo está correto.

Pós-obra: acompanhamento contínuo

No INÁ Arquitetura, nós damos uma garantia de reforma pós-obra. Isso significa que, se o apartamento apresentar algum problema, nós daremos o suporte necessário para resolver a questão.
Contratando um arquiteto para resolver todas essas etapas em seu apartamento, você não terá a dor de cabeça de resolver cada uma das fases e terá o acompanhamento de um profissional que desenvolverá um bom projeto, guiará você na hora de escolher os materiais e móveis, irá gerenciar a obra de forma adequada (contratando profissionais com um bom custo-benefício) e lhe auxiliará caso o apartamento apresente algum problema. Ao final, basta pegar a chave, entrar no apê dos seus sonhos e ser feliz.

Reforma com o INÁ Arquitetura

Ficou interessado em reformar seu apartamento com o INÁ? Envie uma mensagem para a gente, contando sobre o apê dos seus sonhos. Será um prazer ouvir você.

LEIA MAIS :

O que é e como funciona o decoração de interiores

  DECORAÇÃO PARA CASA E APARTAMENTO Quando executamos um projeto de interiores, criamos, ao seu lado, o apartamento dos seus sonhos. Buscamos em cada m², em cada móvel, objeto e detalhe, o que melhor traduz o que você sempre sonhou. Harmonizamos cores, equilibramos...

ler mais

Reforma para valorizar apartamento: 4 razões para começar!

Se você comprou um imóvel novo ou já tem um apartamento que precisa de uma reforma, talvez reflita se vale mesmo a pena reformar. Mais do que isso: talvez se questione se vale a pena contratar um arquiteto para gerenciar a reforma. Caso a seu apartamento seja novo, em...

ler mais

Como planejar uma reforma de apartamento? Aprenda agora

Entra ano e sai ano e você permanece sonhando em morar em um imóvel dos sonhos mas não sabe por onde começar a reforma de um apartamento? Você quer ter uma sala aconchegante e gostosa para relaxar? Um quarto onde possa descansar após um dia do trabalho? Uma cozinha...

ler mais