INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

PASSO A PASSO DE UMA REFORMA DE APARTAMENTO

Entenda o processo de reformar seu apartamento e como ela pode ficar muito mais fácil com um arquiteto!

 

Etapas de uma reforma completa de apartamento

Como você verá abaixo, uma obra completa é composta por fases complexas. Cada etapa deve ser realizada no momento certo e ter o acompanhamento adequado. Confira o passo a passo de uma reforma completa quando você busca o INÁ Arquitetura.

 

Pré-obra: Colocando seu sonho no papel

A primeira etapa para ter o apartamento que você sempre quis com um projeto de arquitetura é colocar as suas ideias no papel. Quando você chega no Iná, logo buscamos entender como é o apartamento onde você sempre quis morar, como é a sua rotina e quais são as suas dores e sonhos. Descobrir isso é essencial para desenharmos um lar que combine com você e as suas aspirações. Montamos um mapa visual com suas referências.
Apresentamos desenhos em 3D para ajudar você a compreender melhor o resultado final, ver como cada item vai ficar no apartamento finalizado.
Desenhamos também as plantas técnicas. São desenhos de cada um dos itens que integram um projeto de arquiteto. Por exemplo, desenhos da estrutura elétrica, hidráulica, da marcenaria etc. É importante que, para cada item da obra, exista uma planta técnica que sirva de guia para orientar os profissionais.

As plantas técnicas servem para orientar os profissionais envolvidos em cada uma das partes da reforma, durante o processo.

 

 

Pré-obra: Resolvendo questões burocráticas

Antes de começar uma reforma, é preciso resolver algumas questões burocráticas, como a aprovação do condomínio. É importante se informar sobre os documentos necessários com seu síndico e/ou advogado. Quando você contrata um escritório como o INÁ, os profissionais resolvem tudo. Eles te ajudam a providenciar esses documentos e ainda solicitam a liberação da obra no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Então, os profissionais fazem o recolhimento do Registro de Responsabilidade Técnica (RTT), segundo a norma 168020, tudo para regularizar a obra e fazer a reforma com responsabilidade, dentro das normas.

Além de respeitar as regras do prédio onde a reforma é feita, os arquitetos conseguem a documentação legal sem a qual uma reforma não pode ser realizada.

Uma semana antes do início da obra, é de bom tom visitar o apartamento e conversar com quem terá a rotina influenciada pela reforma. Ir ao prédio conversar com o síndico, os porteiros e a vizinhança. Isso é essencial para manter um clima amistoso com as pessoas ao redor para que todos tenham conhecimento da obra. Na ocasião, o profissional também pode arrumar o espaço para o início das obras.

 

Durante: A obra por etapas

A reforma é organizada por etapas de trabalho e não por cômodos. Isso significa que a ordem será pelas tarefas que serão realizadas em vários cômodos.
A primeira etapa de uma obra é a de quebra-quebra, na qual será retirado tudo o que será descartado no novo apartamento, como piso velho, paredes de cômodos que serão integrados, louças antigas. Quebrado tudo, é o momento de retirar o entulho para que os profissionais das etapas seguintes comecem a trabalhar.
Um projeto é muito importante para planejar todas as etapas. Quando a obra é feita sem um projeto, não existe um planejamento para orientar a ordem de tudo o que será feito e o prazo. Os riscos de mudanças no meio do caminho são maiores e, claro, o risco de demorar mais tempo para a obra ser finalizada, também.

Para ter o apartamento dos sonhos, o primeiro passo é eliminar tudo o que está deixando o apartamento feio. O quebra-quebra é o passo inicial para construir o lar dos seus sonhos.

Então, é o momento de reformar as partes elétrica e hidráulica. Muitas vezes, os moradores têm uma ideia de que essas partes estão boas e de que não é preciso reformá-la. Nós sugerimos que sempre haja uma avaliação para verificar como está o estado da fiação e dos encanamentos, afinal, como as paredes já estão quebradas, é muito melhor já deixar essa parte perfeita do que não mudar nada e correr o risco de, em poucos anos, ter um incêndio na parte elétrica ou uma infiltração, por exemplo.

Além disso, se a infra elétrica e hidráulica são reformadas, é provável que elas não voltem a dar problema por cerca de 20 anos, ou seja, provavelmente você não terá nenhuma dor de cabeça enquanto morar neste apê. Ainda durante essa etapa, os arquitetos deixam a parte elétrica pronta para a instalação de ar condicionado.

Após ajustar toda a parte não-visível do apartamento, é hora de cuidar do que é aparente. Começam as instalações. Os acabamentos e pedras serão trocados, bem como a vidraçaria e a marcenaria. Aliás, algumas etapas, embora só sejam instaladas agora, começam a ser produzidas bem antes, como a vidraçaria e a marcenaria, que são encomendadas semanas antes para que estejam prontas na data em que forem instaladas. É importante saber o exato momento de contratar um vidraceiro e um marceneiro, o que fará com que essa data não atrase. Iniciam-se, então, as fases derradeiras. Colocação de louças e metais e instalação de luminárias.

Superadas todas essas etapas, o novo apartamento está quase pronto. Seus materiais são de boa qualidade e duráveis, combinando com o estilo do morador. Então, começa a parte da decoração de interiores.

Após todas essas etapas, o apartamento finalmente está reformado. Uma empresa contratada, então, limpa o apartamento para que ele seja entregue pronto para morar. Há um teste de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica, para que tudo seja resolvido antes de o morador entrar no apê. No INÁ Arquitetura, nós fazemos as instalações necessárias, como de varais e eletrodomésticos; caso seja preciso receber algum móvel novo, nós também fazemos e instalamos, conferindo se tudo está correto.

 

Saiba mais sobre como ter o lar dos seus sonhos

Gostou deste artigo e quer ler mais sobre como ter a casa que você sempre sonhou? Baixe o nosso Guia Prático de Reforma para o Lar dos Seus Sonhos. Nele, contamos um pouco mais sobre todas as etapas envolvidas neste processo: da escolha do imóvel ideal para você aos passos finais para a mudança. Descubra se o seu apartamento precisa mesmo de uma reforma e entenda todos os passos para que esta experiência seja como deve ser, única e prazerosa.

LEIA MAIS:

Arquitetos Lançam Guia Gratuito com Dicas de Reforma

Se você quer reformar um apartamento, provavelmente deve estar com uma série de dúvidas: quais são as etapas de uma obra? Quanto custa reformar? Quais os cômodos mais caros e quais os mais baratos? É seguro reformar apenas com um pedreiro? Contratar um arquiteto vale...

ler mais

Quanto custa reformar um banheiro

  A reforma de um banheiro O banheiro é um dos ambientes que os moradores mais desejam reformar. Um número enorme de pedidos chega a nós mensalmente para reformar este espaço. Talvez seja o que também gere mais dúvidas quanto ao preço, que é maior do que os demais...

ler mais

Reforma para valorizar apartamento: 4 razões para começar!

  Razões para reformar seu imóvel Se você comprou um imóvel novo ou já tem um apartamento que precisa de uma reforma, talvez reflita se vale mesmo a pena reformar. Mais do que isso: talvez se questione se vale a pena contratar um arquiteto para gerenciar a reforma....

ler mais

Como planejar uma reforma de apartamento?

Como se planejar para uma reforma Entra ano e sai ano e você permanece imaginando morar no imóvel dos seus sonhos mas não sabe por onde começar a reforma do apartamento? Você quer ter uma sala para relaxar? Um quarto onde possa descansar após um dia do trabalho? Uma...

ler mais