INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

PROCURANDO APARTAMENTO PARA COMPRAR? SAIBA COMO ESCOLHER O IDEAL

Descubra as características as quais você deve prestar atenção neste momento.

A hora de comprar o seu apartamento

Na hora de comprar o seu imóvel ideal, é comum que você tenha dúvidas de como escolher o melhor. Por se tratar de uma decisão importante, é necessário considerar vários fatores. Você pode ficar inseguro e com receio de gastar muito dinheiro com um imóvel que, no futuro, pode trazer problemas. 

 

Estrutura familiar e o tamanho do apartamento

Como escolher o apartamento ideal? Se sua família é formada por um casal e dois filhos, poderia pensar que um apartamento de 80m² e três quartos é melhor do que um de 100m² e apenas dois quartos. Não se iluda com a quantidade de cômodos de um imóvel. Para saber como escolher o apartamento ideal, é preciso considerar seu potencial. Às vezes, vale mais a pena fazer uma reforma em um apartamento maior e aumentar o número de cômodos do que investir em um menor.

 

Lembre-se do Sol!

Muitos problemas com apartamentos acontecem porque a posição do Sol não foi considerada. Imóveis virados para o Leste recebem o Sol pela manhã; para o Oeste, à tarde; ao Norte, o dia inteiro; ao Sul, não recebem. Se você gosta de cultivar plantas, deve evitar os imóveis que dão para o Sul. Se quer uma casa mais quente no final do dia, é melhor valorizar os virados para o norte ou o oeste. Lembre-se do Sol ao alugar ou comprar o imóvel ideal. Essa é, sem dúvida, uma dica importante de como escolher um bom apartamento.

É importante também observar o andar do edifício e a sua relação com as edificações vizinhas. Não adianta o apartamento estar orientado da maneira ideal quando há um prédio grande do lado que cobre todo a luz e faz sombra na sua janela.

 

 

Defina suas prioridades no morar

Se quer saber como escolher o apartamento ideal, lembre-se que é aquele que se adequa ao seu estilo de vida. Se você gosta de cozinhar, precisa de uma bela cozinha. Se tem cachorros, deve morar num prédio que permite pets. Se curte cultivar plantas, carece de uma área onde bata sol. Entenda seu estilo de vida e defina suas prioridades. Pense no que abriria mão e no que é inegociável. Todos os apartamentos têm pontos fortes e fracos. Opte por um imóvel adequado a você.

Você sabia que comprar um imóvel na planta pode ser extremamente vantajoso? Saiba como escolher um bom apartamento e torná-um apartamento dos sonhos. Leia nesse artigo como escolher um apartamento na planta e 5 vantagens de comprá-lo.

 

Identifique os problemas realmente importantes

Há pessoas que, na hora de se atentar em como escolher o apartamento ideal, levam em consideração se o imóvel tem ducha higiênica, se o ladrilho hidráulico da cozinha é bonito, se a decoração tem o seu estilo. Esqueça pontos como esses. Esses problemas podem ser contornados com uma reforma. Você precisa identificar problemas realmente importantes. Se há um bar na frente barulhento e você gosta de silêncio, há um problema. Se a estrutura do prédio não permite que você faça sua sonhada integração da cozinha com a sala, há um problema. Se a rua é deserta à noite e você chega tarde, há um problema. Se é longe do metrô e corredores e você pretende usar o transporte público, há um problema. Esses são problemas sérios que você não pode resolver diretamente.

Aliás, há pontos importantes que arquitetos podem te ajudar a identificar. Ele é o profissional adequado para auxiliar você com sugestões de como escolher o apartamento ideal. Por exemplo, fique atento à estrutura do prédio ou se o apartamento é de alvenaria estrutural, por exemplo, e é proibido quebrar as paredes.

 

Considere (e ande!) pelo entorno do apartamento

Quando você compra um apartamento, investe não apenas no interior da casa, mas onde ela se está na cidade. Andar pelo entorno do imóvel é uma excelente dica para quem está preocupado em como escolher o apartamento ideal. Veja se ele está localizado em uma região com boa infraestrutura como mercados, escolas, pontos de ônibus. Observe, também, como as ruas são à noite. Em São Paulo, bairros como Pinheiros, Centro, Vila Madalena, Higienópolis e Jardins, por exemplo, são boas opções para quem gosta de ter fácil acesso a serviços, restaurantes, hospitais e rede de transporte. Iluminados e seguros, são áreas interessantes para quem deseja abandonar o carro e se locomover de bicicleta.

 

Pense onde você quer estar a médio prazo

Somos nômades dentro de nossa própria cidade. Antigamente, escolher uma casa era algo mais definitivo. Hoje, uma simples mudança de emprego pode acarretar uma mudança de bairro. Para ser um apartamento ideal, ele deve ser coerente com o seu planejamento de vida a médio prazo. Faça uma projeção de vida a cinco anos, considerando aspectos de sua família e carreira, por exemplo. Leve esses pontos em consideração tanto para definir a estrutura da casa quanto do local.

 

 

Dica extra: Não tenha medo de reformar

Talvez o apartamento ideal para sua família, aquele apartamento dos sonhos, seja um que necessite ser reformado. Não tenha receio de reformar. O quebra-quebra pode não ser um problema se você contratar profissionais experientes acostumados com reformas. Muitas vezes vale a pena investir em um apartamento velho e reformá-lo do que comprar um novo que não é a melhor opção para você.

Saiba mais sobre como ter o lar dos seus sonhos

Gostou deste artigo e quer ler mais sobre como ter a casa que você sempre sonhou? Baixe o nosso Guia Prático de Reforma para o Lar dos Seus Sonhos. Nele, contamos um pouco mais sobre todas as etapas envolvidas neste processo: da escolha do imóvel ideal para você aos passos finais para a mudança. Descubra se o seu apartamento precisa mesmo de uma reforma e entenda todos os passos para que esta experiência seja como deve ser, única e prazerosa.

LEIA MAIS:

Arquitetos Lançam Guia Gratuito com Dicas de Reforma

Se você quer reformar um apartamento, provavelmente deve estar com uma série de dúvidas: quais são as etapas de uma obra? Quanto custa reformar? Quais os cômodos mais caros e quais os mais baratos? É seguro reformar apenas com um pedreiro? Contratar um arquiteto vale...

ler mais

Quanto custa reformar um banheiro

  A reforma de um banheiro O banheiro é um dos ambientes que os moradores mais desejam reformar. Um número enorme de pedidos chega a nós mensalmente para reformar este espaço. Talvez seja o que também gere mais dúvidas quanto ao preço, que é maior do que os demais...

ler mais

Etapas de uma reforma completa

  Etapas de uma reforma completa de apartamento Como você verá abaixo, uma obra completa é composta por fases complexas. Cada etapa deve ser realizada no momento certo e ter o acompanhamento adequado. Confira o passo a passo de uma reforma completa quando você busca o...

ler mais

Reforma para valorizar apartamento: 4 razões para começar!

  Razões para reformar seu imóvel Se você comprou um imóvel novo ou já tem um apartamento que precisa de uma reforma, talvez reflita se vale mesmo a pena reformar. Mais do que isso: talvez se questione se vale a pena contratar um arquiteto para gerenciar a reforma....

ler mais

Como planejar uma reforma de apartamento?

Como se planejar para uma reforma Entra ano e sai ano e você permanece imaginando morar no imóvel dos seus sonhos mas não sabe por onde começar a reforma do apartamento? Você quer ter uma sala para relaxar? Um quarto onde possa descansar após um dia do trabalho? Uma...

ler mais