INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

COMO ESCOLHER O APARTAMENTO IDEAL ?

Na hora de comprar um imóvel, é comum que você tenham dúvidas se a opção diante da qual estão é o apartamento ideal. Por se tratar de um alto investimento e de uma escolha importante, é necessário considerar vários fatores.
Você pode ficar inseguro e com receio de gastar muito dinheiro com um imóvel que, no futuro, pode trazer problemas. Uma alterativa é contratar a consultoria de uma empresa de arquitetura. Arquitetos podem ir ao seu possível apartamento, avaliar as características e dizer se o investimento é vantajoso.
Entre os pontos que esses profissionais vão se atentar (e que você deve ficar de olho) são a estrutura de sua família, o seu estilo de vida, os seus anseios a médio prazo, as suas prioridades, o potencial do apartamento, dentre outros. Abaixo, explicamos melhor cada um deles.


O apartamento da Sandra e do André, reformado por nós do Iná, fica na Superquadra Paulista em Perdizes, São Paulo. Tradicional e disputado prédio da capital, um dos atrativos é que o imóvel fica virado para o Norte, recebendo a incidência do sol durante o dia todo.  saiba mais sobre o projeto

ESTRUTURA FAMILIAR VERSUS TAMANHO DO APARTAMENTO

Se sua família é formada por um casal e dois filhos, poderia pensar que um apartamento de 60m² e três quartos é melhor do que um de 80m² e apenas dois quartos. Não se iluda com a quantidade de cômodos de um imóvel. Para escolher o apartamento ideal, é preciso considerar seu potencial. Às vezes, vale mais a pena fazer uma reforma em um apartamento maior e aumentar o número de cômodos do que investir em um menor.

LEMBRE-SE DO SOL !

Muitos problemas com apartamento acontecem porque a posição do Sol não foi considerada. Apartamentos virados para o Leste recebem o Sol pela manhã; para o Oeste, à tarde; ao Norte, o dia inteiro; ao Sul, não recebem. Se você gosta de cultivar plantas, deve evitar os imóveis que dão para o Sul. Se quer uma casa mais quentinha no final do dia, é melhor valorizar os virados para o norte ou o oeste. Lembre-se do Sol ao comprar um apartamento.

DEFINA SUAS PRIORIDADES NO MORAR

O apartamento ideal é aquele que se adequa ao seu estilo de vida. Se você gosta de cozinhar, precisa de uma bela cozinha. Se tem cachorros, deve morar num prédio que permite pets. Se curte cultivar plantas, carece de uma área onde bata sol. Entenda seu estilo de vida e defina suas prioridades. Pense no que abriria mão e no que é inegociável. Todos os apartamentos têm pontos fortes e fracos. Opte por um imóvel adequado a você.

IDENTIFIQUE OS PROBLEMAS REALMENTE IMPORTANTES

Há pessoas que, na hora de escolher um apartamento, levam em consideração se o imóvel tem ducha higiênica, se o ladrilho hidráulico da cozinha é bonito, se a decoração tem o seu estilo. Esqueça pontos como esses. Esses problemas podem ser contornados com uma reforma.

Você precisa identificar problemas realmente importantes. Se no apartamento não bate sol e você cultiva plantas, há um problema. Se há um bar na frente barulhento e você gosta de silêncio, há um problema. Se a estrutura do prédio não permite que você faça sua sonhada integração da cozinha com a sala, há um problema. Se a rua é deserta à noite e você chega tarde, há um problema. Esses são problemas sérios porque você não pode resolver.

Aliás, há pontos importantes que arquitetos podem te ajudar a identificar. Por exemplo, fique atento à estrutura do prédio. Se o apartamento é de alvenaria estrutural e é proibido quebrar as paredes. Um profissional poderá te indicar o que é e o que não é possível fazer. Às vezes, sai mais barato pagar por uma consultoria na hora da compra do que investir seu dinheiro em um imóvel inadequado.

CONSIDERE  (e ande) PELO RETORNO DO APARTAMENTO

Quando você compra um apartamento, investe não apenas no interior da casa, mas onde ela se está na cidade. Ande pelo entorno do imóvel. Veja se ele está localizado em uma região com boa infraestrutura como mercados, escolas, pontos de ônibus. Observe, também, como as ruas são à noite.
Em São Paulo, bairros como Pinheiros, Centro, Vila Madalena, Higienópolis, Perdizes e Jardins, por exemplo, são boas opções para quem gosta de ter fácil acesso a serviços, restaurantes, hospitais e rede de transporte. Iluminados e seguros, são áreas interessantes para quem deseja abandonar o carro e se locomover de bicicleta.

PENSE ONDE VOCÊ QUER ESTAR A MÉDIO PRAZO

Somos nômades dentro de nossa própria cidade. Antigamente, escolher uma casa era algo mais definitivo. Hoje, uma simples mudança de emprego pode acarretar uma mudança de bairro. Para ser um apartamento ideal, ele deve ser coerente com o seu planejamento de vida a médio prazo. Faça uma projeção de vida a cinco anos, considerando aspectos de sua família e carreira, por exemplo. Leve esses pontos em consideração tanto para definir a estrutura da casa quanto do local.


Na hora de escolher o apartamento ideal, atente-se no potencial do imóvel. Às vezes, uma reforma pode torná-lo melhor. Neste apartamento na Superquadra Paulistana, em Perdizes, nós do Iná diminuímos a área de serviço, criamos um lavabo e reconstruímos os outros dois banheiros existentes. O espaço ficou adequado às necessidades dos moradores. Saiba mais sobre esse projeto

Dica extra: NÃO TENHA MEDO DE UMA REFORMAR

Talvez o apartamento ideal para sua família seja um que necessite ser reformado. Não tenha receio de reformar. O quebra-quebra pode não ser um problema se você contratar profissionais experientes acostumados com reformas. Se for melhor, invista em um apartamento velho e o reforme do que compre um novo que não é a melhor opção para você.

INÁ Arquitetura ajuda você a escolher o apartamento ideal

Se você está em busca de um apartamento e precisa de um arquiteto para te ajudar decidir o melhor, envie uma mensagem para a gente. 

LEIA MAIS

Quanto custa reformar um banheiro ?

O banheiro é um dos ambientes que os moradores mais desejam reformar. Um número enorme de pedidos chega a nós mensalmente para reformar este espaço. Talvez seja o que também gere mais dúvidas quanto ao preço, que é maior do que os demais cômodos, e às características....

ler mais

Passo a passo de reforma completa

Etapa por Etapa de uma reforma completa de apartamento. Está pensando em reformar seu apartamento, mas não se convenceu de que vale a pena contratar um profissional de arquitetura? Além de desenhar um projeto que combina com o seu estilo e de selecionar os melhores...

ler mais