INÁ Arquitetura | Rua Guarará, 565 - Jardim Paulista | São Paulo SP
Escolha uma Página

COMO CONTRATAR UM ARQUITETO? 7 DICAS PARA NÃO ERRAR

 Você passou meses em busca de um apartamento e, ao encontrá-lo, sente que o espaço precisa de uma reforma, mas não tem certeza se deve fazer isso sozinho ou contratar arquiteto. Mais do que isso: você não ter a menor ideia de como contratar um arquiteto! Respira fundo que nós vamos te ajudar.

 


Contratar um arquiteto vale a pena! Uma reforma tem o poder de tornar seu apartamento mais aconchegante, estiloso e gostoso de morar. É o caso do apartamento da Kelly e do Maurício, que mudou completamente após uma obra executada pelo INÁ Arquitetura

Por aqui, no INÁ Arquitetura, muitos são os clientes que procuram a gente sem nunca terem contratado um profissional dessa área. Alguns nos buscam diretamente ao comprar um apartamento e outros depois de tentarem reformar sozinhos o espaço e não obterem um resultado positivo. Neste último caso, às vezes precisa que algo muito ruim aconteça para dar aquele estalo: “preciso de um arquiteto”!

 

E sabe por que contratar um arquiteto é tão importante? Porque ele conhece as melhores lojas do setor, sabe quem são os melhores profissionais que você precisa e tem um conhecimento profundo sobre questões técnicas. Então, o ideal é considerar contratar um profissional. A longo prazo, esse investimento trará benefícios financeiros (já que você terá orientações de onde investir em cada etapa da obra) e estéticos (você não irá correr o risco de comprar um móvel que fica pequeno para determinado espaço, por exemplo). Abaixo, apresentamos sete dicas de como contratar um arquiteto pela primeira vez.

Ainda tem dúvidas sobre “por que contratar um arquiteto”? Podemos te ajudar melhor com esse artigo.

 

Dica 1: Não tenha pressa para contratar o arquiteto

 

“Quando contratar um arquiteto”? Quando você se sentir seguro! Já diria o ditado popular: “a pressa é inimiga da perfeição”. E é verdade até na hora de buscar esse profissional. Por isso, dedique tempo conversando com vários arquitetos, tire todas as suas dúvidas e respeite o tempo da reforma. O resultado irá se mostrar um ótimo investimento futuro. Sabemos que você passou meses em busca de um imóvel adequado ao seu perfil e precisa de um arquiteto igualmente adequado. Embora possa estar ansioso para se mudar e com pressa, esteja certo de que às vezes vale a pena esperar mais um breve período e fazer a mudança apenas quando o espaço tiver sido reformado por um bom profissional. 

Você sabia que uma reforma valoriza financeiramente seu apartamento e ainda oferece benefícios na hora de declarar o Imposto de Renda? Contamos tudo aqui.

 

Dica 2: Considere a Internet em sua busca

 

Com tantas possibilidades online, você não precisa depender apenas da indicação de um profissional contratado por um amigo. Quando contratar um arquiteto, pesquise antes por opções no Google, navegue no Pinterest por portfólios de escritórios, entre em sites especializados, explore o Instagram. Isso vai fazer com que você tenha mais segurança e mais opções na hora de saber como contratar o arquiteto correto, sem ter que ficar refém dos profissionais ligados ao seu círculo social.

 

Dica 3: Confira se o arquiteto é especialista em reforma de apartamento

 

Se você deseja ter um escritório de arquitetura para reformar sua residência, certifique-se, por exemplo, se a especialidade dele não são ambientes corporativos. Parece uma dica óbvia, mas muitos são os clientes que não pesquisam a especialidade de quem estão contratando. “Como contratar um arquiteto para o meu apê então”?No INÁ Arquitetura, por exemplo, nós somos especializados em reformas de apartamentos, somos experts em criar lares aconchegantes e que proporcionem experiências e vivências inesquecíveis aos nossos clientes.

Sonha com uma reforma mas já mora no apartamento e tem receio de começar? Perca o medo com o nosso artigo.

Nossa especialidade, aqui no INÁ Arquitetura, é reformar ambientes residenciais, sobretudo apartamentos. Se você comprou um novo apê e busca um profissional para tornar o espaço mais aconchegante e estiloso, entre em contato com a gente e agende uma visita ao nosso escritório. Será um prazer conversar sobre a apartamento  dos seus sonhos

 

Dica 4: Explore a característica do escritório de arquitetura

 

O arquiteto que fez seus olhos brilharem tem um local de trabalho para atendê-lo ou faz home office? Trabalha sozinho ou possui uma equipe estruturada para executar o seu projeto? Está cercado de bons fornecedores e profissionais especializados? Saiba que contratar um arquiteto vale a pena! Por isso, em uma conversa com o profissional, tente entender pontos na contratação do que serão decisivos para que a obra seja exitosa. Isso é fundamental para decidir como contratar um arquiteto ideal. No INÁ Arquitetura, nós atendemos em um escritório localizado na Rua Augusta, sentido Jardins, onde nossa equipe trabalha e recebe os clientes para reuniões, E, claro, temos os contatos de profissionais de diversas áreas, responsáveis por cada etapa do projeto.

 

Dica 5: Marque uma reunião, ouça, fale e pergunte

 

Este é o momento de você entender quem é o profissional que está diante de você, a ocasião para ele entender o seu perfil e de você esclarecer todas as dúvidas. Tente conhecer ao máximo quem é este arquiteto, como é o processo de trabalho dele, o quanto você poderá pedir de alterações, como será a relação de vocês durante a obra. Fale das suas expectativas, apresente suas referências e conte sua história, fazendo com que ele compreenda o seu perfil. Não sinta vergonha de perguntar, afinal, o profissional está ali para te ajudar e pronto para explicar o que você não compreender.

 

Dica 6: Entenda como o profissional trabalha

 

Depois que você tem certeza que precisa de um arquiteto, precisa entender o trabalho dele. Pergunte alguns pontos específicos sobre a atuação do profissional. Veja como ele apresenta o projeto, como ele trabalha com refações, o quanto você poderá pedir de alterações no projeto inicial, se ele acompanha você durante as visitas às lojas de decoração para comprar os itens usados na reforma (no INÁ, nós também damos esse tipo de orientação), se possui uma boa relação com outros profissionais que estarão envolvidos na obra como pedreiros e marceneiros. Enfim, questione como é o processo de trabalho dele e veja se gosta dessa metodologia. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença na percepção de como contratar o arquiteto correto.

 

 

 

Além de desenhos técnicos, no INÁ Arquitetura, nós também apresentamos Plantas em 3D para que você visualize melhor como o projeto de sua casa vai ficar. Mas nem todos os escritórios fazem isso, daí a importância de você investigar o que será entregue pelo profissional para não der dúvida de como contratar um arquiteto para o seu lar

 

Dica 7: Converse com mais arquitetos (mais de uma vez, se preciso)

 

Não feche com o primeiro profissional que visitar. Converse com mais arquitetos antes de fechar um negócio, visite mais escritórios e ouça o que vários têm a lhe oferecer. Isso fará com que sua decisão seja mais acertada e você corra menos riscos de se frustrar durante a reforma. Se ficou com dúvidas, não tenha medo ou vergonha de pedir uma segunda reunião com um profissional – e, não, você não será obrigado a fechar com ele só porque fez várias reuniões.

 

Venha conhecer o INÁ ARQUITETURA

Quer contratar um arquiteto para reformar o seu apartamento ou ainda tem dúvidas de como contratar um arquiteto perfeito para os seus planos? Escreva para a gente aqui e marque uma visita em nosso escritório. Será um prazer recebê-lo e conversar sobre a casa dos seus sonhos. Você pode se inspirar também com nossos outros projetos em portfólio.

 

LEIA MAIS :

Quanto custa reformar um banheiro ?

O banheiro é um dos ambientes que os moradores mais desejam reformar. Um número enorme de pedidos chega a nós mensalmente para reformar este espaço. Talvez seja o que também gere mais dúvidas quanto ao preço, que é maior do que os demais cômodos, e às características....

ler mais

Passo a passo de reforma completa

Etapa por Etapa de uma reforma completa de apartamento. Está pensando em reformar seu apartamento, mas não se convenceu de que vale a pena contratar um profissional de arquitetura? Além de desenhar um projeto que combina com o seu estilo e de selecionar os melhores...

ler mais